Apresento minha cidade São José do Norte

Apresento minha cidade São José do Norte
Apresento minha cidade São José do Norte

terça-feira, 2 de abril de 2013

Museu Virtual


História da Comunidade e da Escola Parceira


Eixo: Processos Educativos V

Após postagens anteriores: Apresentando a Cidade/Comunidade,Trabalho sobre a Escola, entrevista com moradores, com o presidente do bairro e Ainda o Entorno, daremos continuidade acrescentando alguns pontos importantes.

A Escola JDC- João de Deus Collares foi inaugurada em 29/11/1994, e em 10/03/1995 iniciaram as atividades. 
Em entrevista com a coordenadora pedagógica da escola, ela disse: "Quando a escola foi fundada, veio com o objetivo de ser um Centro Integrado Para a Criança, mas como o Município não tinha recursos, foi inaugurada como escola. 
Em relação ao nome da escola ela nos explica o seguinte:" O atual governador da época Alceu Collares homenageou seu pai João de Deus Collares colocando seu nome na escola por ele ter lhe incentivado muito os estudos"




Acima temos fotos aéreas da década de 1960 (gentilmente cedidas pela Biblioteca Municipal Delfina da Cunha) sutomazine.blogspot.com.br
Ao fundo de cada uma das imagens podemos visualizar as dunas. A foto maior mostra na parte de cima a vegetação e as dunas, a foto da esquerda mostra bem ao lado direito a estradinha que leva a Praia do Mar grosso e a outra foto mostra após as dunas a linha do mar. 
Em entrevista com o sr. Oracy Troina, pescador artesanal aposentado ele relata "Em 1800, São José do Norte sofreu várias invasões das dunas, alguns lugares não tinham condições de abrigar moradias, só com o tempo elas foram contidas. A partir de 1940 começaram a trazer plantas como: acácia, lomba verde e eucalipto para conter as dunas e então aos poucos elas foram cedendo pela ação do homem sobre a natureza. Em 1992, o Prefeito da época juntamente com o governador trouxe a construção do CAIC-JCD , hoje a escola".


Informações através de imagens

Podemos perceber a História e Geografia presentes neste trabalho fugindo do tradicional. Segundo os PCNs de Geografia e História, pesquisas com fotos  e relatos proporcionam aos estudantes ricas informações: "informações por meio de mapas, atlas, globo terrestre e até mesmo maquetes, plantas e fotos aéreas. "... Possibilita a elaboração de questionamentos fundamentais sobre o que prevalece numa paisagem, pois sua história é marcada pelas decisões que venceram e determinaram a sua imagem. É importante comparar uma mesma paisagem em tempos diferentes e descobrir como e porque mudou, quem decidiu mudar, a quem beneficiou ou prejudicou. No trabalho comparativo é que sobressaem as intencionalidades daqueles que agiram". pág. 95,101 e 102.
Comparar estas fotos com a construção da escola hoje é perceber a transformação que o homem e o tempo fazem na história e nas paisagens. E esta transformação é contínua ,pois o ser humano também está em constante evolução.










Nenhum comentário:

Postar um comentário