Apresento minha cidade São José do Norte

Apresento minha cidade São José do Norte
Apresento minha cidade São José do Norte

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Museu Virtual


PROJETO LUGAR

Dados de Identificação:
Curso: Curso de Licenciatura em Educação do Campo- EAD
Instituição: Universidade Federal de Pelotas
Modalidade: a Distância
Eixo: Processos Educativos
Semestre:
Polo: São José do Norte
Elaboradora: Acadêmica Geovania Alves Mariano da Veiga


Tema: “A Rua”


Justificativa
Este projeto é construído com a intenção de realizar-se estudos do Eixo PE V que trata da Geografia e da categoria lugar, pensando-se possibilidades de práticas pedagógicas em sala de aula. Temos como referência deste estudo a rua. Estudar as características da rua onde se mora levantando questões referentes a ela.

Objetivo Geral
Compreender aspectos da Geografia enquanto categoria lugar

Objetivo Específico
Fazer referências a categoria lugar enquanto objeto de conhecimento dentro da Geografia, dando-se como exemplo a rua.

Metodologia
Fundamentação teórico-metodológica:
Apresentar a rua onde se mora através de fotografia,informações e entrevista com morador, bem como considerações da categoria lugar.
A autora Fani Carlos apresenta em seu texto muitas considerações sobre a questão de lugar, entre elas, temos:
O lugar é produto das relações humanas, entre homem e natureza tecido por relações sociais que são tecidos pela história e cultura civilizadora produzindo a identidade, posto que é aí que o homemse reconhece porque é o lugar da vida”. Então é certo que, quando o sujeito constrói o seu lugar está também contruindo nele a sua vida.” p.22

Apresentação da rua:
A Rua Ribeiro Pereira, localiza-se no Bairro João Landell (também chamada popularmente Rua 7 da Cidade Baixa). Possui calçamento apenas na frente da Padaria São Francisco, possui iluminação, coleta de lixo e não possui esgoto e nem arborização. É uma rua muito simpática com cerca de 32 moradias, um terreno ainda sem construção, além de uma Igreja Evangélica, um centro Espírita e uma Oficina. O fluxo de automóveis é grande, deixando a rua barulhenta em alguns momentos. Quando chove torna-se difícil a movimentação de pessoas e veículos por causa do barro e dos grandes alagamentos. Os moradores aguardam ansiosos por melhorias no calçamento e no esgoto.


Foto:  Geovania Veiga

Entrevista com moradora:
Existem pessoas que já moram nesta rua a mais de 20 anos, desde o começo. Observamos este relato: “Moro a 23 anos aqui. Quando vim pra cá, era muita areia, no início não tinha instalação de água nem de luz, era a minha casa e mais duas,nem estabelecimentos comerciais, agora temos a padaria na esquina. Gosto daqui, porque foi o local que eu consegui para iniciar a minha vida de casada, a areia atrapalhou um pouco,depois foi diminuindo”. Percebemos como este relato está carregado de significado de pertencimento, quando a moradora fala que nesta rua iniciou sua vida de casada. Segundo estudos, o pertencimento tem seu valor no sentimento que o sujeito guarda de seu lugar. Segundo Carlos:

O sujeito pertence ao luga rcomo este a ele, pois a produção do lugar, liga-se indissociavelmente a vida” p. 22.

Esta definição também encontramos nos PCNs de Geogafia quenos diz:

Pertencer a um território e sua paisagem significa fazer deles o seu lugar de vida e estabelecer uma identidade com eles(... )O lugar é onde estão as referências pessoais e o sistema de valores que direcionamas diferentes formas de perceber a paisagem e o espaço geográfico”

Em relação a dinâmica da rua, dá para perceber como mudou a questão da chamada “política da boa vizinhança”. As pessoas se dão bem, mas não estabelecem um relacionamento muito íntimo. A questão do sentar na rua, trocar ideias até existe, mas de uma maneira restrita. Nestes aspectos Carlos vem contribuir explicando possíveis motivos dessa restrição no tópico “A rua: Espacialidade, Cotidiano e Poder”:

A atenuação da sociabilidade é marcada pelo fim de
atividades que aconteciam nos bairros, com as relações de vizinhança, provocada pela televisão, num primeiro momento, e pelo adensamento dos automóveis, em outro , que tirou as cadeiras das calçadas”p. 51

Considerações e Soluções
Observa-se neste trabalho a relação íntima do sujeito com o seu lugar. A importância que o lugar onde vive tem para o sujeito e como esse sujeito mostra a sua relação com o seu lugar. Quem cosntrói o lugar, constrói aí a sua vida, estabelecendo uma rede de afeto que toma proporções significativas para este sujeito.
Morar em uma rua atualmente significa ocupar um espaço que possibilite construir um patrimônio e poder realizar açoes do cotidiano, mas sem intimidade. Aideia é “cada um no seu quadrado” A questão da modernidade vem proporcionar o isolamento. Com a oferta das tecnologias e tempos de violência, as pessoas preferem viver mesmo, desse jeito.


Bibliografia
PCNs Geografia
O Lugar do/noMundo-Carlos, Ana Fani Alessandri

Nenhum comentário:

Postar um comentário